quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O Bolo-Rei, um bolo de Natal

A História do Bolo-rei

A história do aparecimento do Bolo-rei remonta aos Romanos. Numa festa romana, fazia-se a eleição do rei da festa tirando-o à sorte com favas. Mais tarde a Igreja Católica relacionou esta festa com o dia de Natal, uma vez que ambas ocorriam em Dezembro. Assim, o dia de Natal é a 25 de Dezembro e o dia de Reis a 6 de Janeiro.
Havia uma tradição de os cristãos comerem 12 bolos desde o dia 25 de Dezembro até o dia 6 de Janeiro. Possivelmente o Bolo-rei surgiu no reinado de Luís XIV para a festa de Natal. Depois da Revolução Francesa, este bolo foi proibido na França e mais tarde em Portugal. Todavia, os pasteleiros não queriam perder o negocio deste bolo, então alteraram o seu nome para: Gâteau dês Sans-cullotes.

O Bolo-rei é um bolo francês, bastante popular em Portugal e com algumas diferenças do Bolo-Rei francês. No tempo da 1ºRepública, tiveram de alterar o seu nome para Bolo de Natal por causa da palavra «rei». Alguns republicanos chamaram-lhe Bolo Presidente.

Os brindes do Bolo-Rei foram mudando ao longo do tempo, desde moedas de ouro até objectos pequenos metálicos sem qualquer valor. As leis comunitárias proibiram este brinde para evitar o perigo de engoli-lo.

O Bolo-rei é um bolo que simboliza o Natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário